domingo, 15 de janeiro de 2012

A POTÊNCIA DAS MULHERES

Estava pensando sobre o que falar hoje... Educação é um tema muito importante para mim! Em 2001 quando me formei pedagoga, achava que podia salvar o Brasil pela educação, mas, o que eu percebo hoje é que eu, assim como muitos educadores, ainda vemos o processo educativo como valor, como produto, como acúmulo de conhecimentos. Paulo Freire foi quem nos mostrou isso! Hoje até ele é usado para justificar essa forma de educação. Na realidade, educação é um processo de potencialização e organização da inteligência, das emoções, das habilidades, das capacidades e por que não, das sensações que todo ser humano tem. Não há uma mulher ou um homem que não tenha a possibilidade de fazer coisas incríveis para si e para sua comunidade. Assim, já que temos atualmente comunidades virtuais e esse meu blog é uma comunidade, resolvi abrir o espaço para artigos, poesias, charges e vídeos de mulheres que como eu militam de alguma forma em alguma atividade sindical ou política. Me perdoem homens, mas, vocês estão de fora! Convivo com muitos de vocês, trabalho e milito junto com vários de vocês, mas, nesse blog o gênero feminino é coisa séria! A motivação da escrita para muitas mulheres ainda é algo muito novo... Principalmente quando se trata de falar do seu cotidiano na vida e no trabalho. Como educadora quero potencializar isso! Já convidei uma aluna minha de pós-graduação para postar o próximo artigo do blog e dei a ela uma tarefa que sei que ela é capaz de fazer. Imagine que ela tem dito todos os dias para ela mesma, como um mantra, "eu sou capaz, eu sou capaz", já que se sentiu um tanto insegura num primeiro momento. Nós, mulheres, fomos criadas pelo sistema para sermos inseguras, para termos medo, para sermos retraídas, para sermos recatadas e para odiarmos outras mulheres, porque elas podem roubar nossos homens...  Nossos... Puro espírito de posse! Isso não é gostar! Quem é dono de quem? Que invenção besta! Ainda bem que estamos mudando isso há algum tempo... Mas há mais para ser mudado. Faz parte do nosso show sermos nós mesmas, sem hipocrisia, sem escrúpulos ou moralidades. Mulheres lindas, fortes, pretas, amarelas, brancas, de todas as idades, experiências e vivências. Estou com vocês e não abro!!! Vamos juntar nossos elos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário