domingo, 12 de fevereiro de 2012

A ESCOLA DA VIDA...

Hoje estava com minha alma nostálgica. Lembrei do tempo em que tinha 6 anos de idade, sentada numa pequena mesa lendo clássicos da literatura. Lembro-me de que tinha uma parte do armário de meu quarto cheia de livros e gibis. Minha mãe incentivava minha curiosidade pela leitura, me contava histórias e me dava livros para ler. Foi ela que me ensinou a ler e quando cheguei na escola, já conhecia o mundo das letras. Para ela a educação escolar era muito importante. Saber ler, escrever e contar... Ir fundo na leitura dos clássicos da literatura. Minha mãe se importava com o que eu iria aprender. Me questionava os deveres de casa, se orgulhava das redações que eu fazia ao mesmo tempo que tinha medo do que eu escrevia. Era engraçado ver o brilho que ela tinha no olhar quando eu lia alguns de meus textos e a ansiedade que ficou quando publiquei meu primeiro conto num livro de contos de Barra Mansa, cidade onde nasci. É muito triste vê-la hoje deitada numa cama, apática, sem luz e sem cor... Mas é a vida! Foi assim que comecei a pensar nessa postagem! A vida educa! Quando saí de casa aos 15 anos, e vim morar no Rio de Janeiro minha mãe me disse que a vida ia me bater muito, porque eu era muito rebelde. Fiquei anos pensando no que ela quis me dizer naquele dia! A cada fase de minha história de vida pensava se ela tinha ou não razão... O que seria apanhar da vida? Hoje, quando vejo a minha trajetória consigo perceber do que minha mãe tinha medo. Ela, viveu num mundo onde não teve as oportunidades que tive... Além disso, apesar de muito inteligente e preocupada em me dar uma "boa" educação, ela não teve coragem em assumir muitas das suas verdades e desejos e viveu uma vida com poucas possibilidades. Assim, a minha rebeldia me livrou de muitas coisas e me deu outras... Graças a essa rebeldia, pude ser educada pela vida! Sim, a vida educa, mostra milhares de coisas, nos faz refletir e renova nossas visões de mundo. Não tenho como contar quantas fases já tive. O que pensava e o que penso! O que sonhava e o que sonho! O contato com pessoas e grupos diversos me fez compreender coisas que nenhum livro poderia me dar. Hoje, quando olho os meninos e meninas que tem o sonho de ser bailarinos no Projeto Raízes da Vila que tento promover, me emociono com mais uma oportunidade que a vida me deu de aprender a superar a realidade através do sonho, do sonho deles junto com o meu! Quando vejo disposição nos olhos de operárias e operários para lutar pelos seus direitos, comovo-me e retiro de dentro de mim a energia necessária para lutar com eles. Será que isso eu conseguiria aprender nos livros? Existiria algum manual para lidar com a vida, a não ser a própria vida a mostrar os caminhos? Quantas escolas temos que nos ensinem a compartilhar, a nos emocionar, a nos unir, a sermos amigos? Existe escola para ensinar homens e mulheres a se relacionarem? Existem escolas que ensinam fraternidade? Paulo Freire foi um dos educadores que entendeu que educação e vida se entrelaçam! Uma das suas frases célebres: Ninguém educa ninguém! Os homens aprendem em comunhão! Temos que aprender a ler a vida! Esses dias, tive um exemplo disso. Estava numa assembléia de trabalhadores para falar sobre os problemas relacionados a questão da Convenção Coletiva de Trabalho deles. Ao subir no carro de som, tive alguma dificuldade porque estava tomando um remédio muito forte para uma crise de alergia, que estava me deixando tonta e com dores, mas, não deixei que isso me impedisse de subir no carro e falar com eles. Foi a melhor assembléia que fiz. Alguns deles se emocionaram e chegaram a dizer que estavam felizes porque a presidenta tinha se emocionado ao falar com eles. Na verdade a dor que estava sentindo deixou minha voz mais embargada e deu um tom de emoção que não havia passado nas outras assembléias que tinha feito. O que aprendi com isso? As pessoas reconhecem o respeito, a consideração e o amor com que fazemos as coisas. Somos mais próximos quando somos capazes de sentir o que os outros sentem. Num mundo onde muitos são tratados como coisas, ter humanidade, ser leal e sincera faz diferença! Tomara que eu possa fazer mais diferença e tomara consiga aprender cada vez mais na escola da vida... Nessa escola sempre passamos de ano se aprendermos a ter olhos de ver e ouvidos de ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário