sábado, 23 de junho de 2012

TRABALHADORES DA AMÉRICA DO SUL UNI-VOS!

Estava em casa sozinha depois de um dia intenso de trabalho quando comecei a receber pelo twiter e facebook as informações sobre o Golpe de Estado no Paraguai. Meu coração e minha alma voltaram num tempo e num espaço não tão distante, mas deixado de lado por alguns, não reconhecido por outros e sentido por muitos - 1964!  Eu tinha somente três anos nessa época e na minha ingenuidade infantil pouca coisa absorvia. Meus pais pouco falavam! Me lembro de minha mãe ficar assustada comigo ao me ver subindo no caixote que ficava no banheiro de nossa casa para me olhar no espelho. Fiquei naquela posição durante muito tempo e ela então me perguntou o que eu estava fazendo e eu lhe respondi que naquele momento eu sentia que tinha nascido de verdade... Confesso que nem sei porque disse aquilo naquela hora, mas, o fato é que cresci e passei a renascer todos os dias. É isso que fazemos sempre. Renascemos! Muitas coisas descobri... Meu tio que era operário na CSN nessa época enfrentou a ditadura. Ele foi preso e sofreu várias dores e constrangimentos. Mas, o maior deles, acredito, foi ver o rosto triste de seu filho de apenas dois anos indo vê-lo na cadeia. Depois daquele dia, meu primo, que era uma criança como outra qualquer se fechou e até hoje vive no seu próprio mundo de autista. Uma pena! Sinto saudades do meu tio! Ele faleceu tem dois anos! Foi o primeiro dos três irmãos de minha mãe a ir embora. Era com ele que podia conversar e debater política! O único com quem podia falar sobre o assunto na família! Não posso dizer que tenha sofrido com o Golpe Militar no Brasil! Além de pequena, meus pais me protegiam de toda forma! Mas, o renascimento de todos os dias faz coisas e um belo dia sai de casa e fui viver no mundo! Tive o privilégio de morar durante muito tempo na casa desse meu tio querido! E aprendi muito! Pude participar da verdadeira história e não da história construída para nos manipular. Quem não sentiu na pele o que foi a ditadura de 1964, quem não viveu aquele tempo, não sabe e não conhece o sentido das coisas. Ao ver o Paraguai passando por essa situação me lembrei de um Brasil não muito distante onde o povo não tinha vez e sofria relegado a pobreza e a fome em nome dos interesses dos poderosos que sempre tiveram vez acobertados pela mídia e pelas forças militares e policiais repressoras. Muitos morreram e sofreram barbaridades nesse tempo. A Comissão da Verdade está aí para mostrar, e não é a toa que muitos se inssurgiram contra ela. Toda tentativa de desmascarar o colonialismo sempre sofreu represálias. Não podemos permitir um retrocesso. Os trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo estão começando a entender a importância de sua união uns com os outros! Temos que convergir para a urgência de nossos problemas! Se Marx estivesse vivo hoje diria: Trabalhadores e trabalhadoras da América do Sul, uni-vos! Vocês são a esperança de um mundo novo! Somos sim! E vamos lutar para que esse grande continente continue sua viagem de volta para sua verdadeira identidade!

Um comentário:

  1. Maravilha Ligia! Eu nasci no Recife e me criei em Volta Redonda. Área de SEgurança Nacional. Nada mais cruel. O Rio Paraíba serviu para torturar vários jovens que defendiam nosso país que estava sendo entregue nas mãos dos EUA. No entanto o Sindicato dos metalúrgicos era muito forte e peitava mesmo os militares. Era uma zona de conflito constante. Lutar sempre! Estamos atravessando um divisor de águas no Brasil. Se não tivermos muita lucidez para lidar com golpes que são aplicados todos os dias por essa mídia IMORAL corremos o risco de virar um PARAGUAI! Os Países da América Latina precisam não reconhecer esse suposto PRESIDENTE. PARABÉNS PELA SUA LEMBRANÇA NUMA HORA TÃO IMPORTANTE!

    ResponderExcluir