segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PARA QUE SERVEM OS ANIVERSÁRIOS?

Todo ano quando está chegando o dia do meu aniversário sinto uma inquietação por dentro. Várias pessoas já me disseram que sofrem muito alguns dias antes de seu aniversário, e que essa inquietação que eu tenho advêm do fato de que o natalício é uma data onde nos lembramos que estamos nos distanciando da vida e nos aproximando da morte. Fiquei pensando nisso hoje. Será que essas pessoas tem razão? Então por que gostamos de fazer uma festa, porque temos o desejo de estar com aqueles que amamos, por que comemoramos essa data, gostamos de ganhar presentes e outras coisas mais? Não, hoje não vou falar sobre o capitalismo, até porque os aniversários não são as datas mais procuradas para o capitalismo investir, pelo menos não de forma explícita. Talvez algumas pessoas deem presentes por que acham que a educação assim o exige, e com isso fazem o sistema funcionar, mas, existem também aqueles que dão presentes por que amam aqueles que presenteiam e querem dar a eles um pedaço do seu amor em forma de um objeto qualquer. Lembro-me de minha mãe que dizia que os presentes eram muito importantes pois levavam impregnados neles nossas melhores energias e o nosso coração. Sinto que é assim! É por isso que gosto de presentear aqueles que amo sempre que posso. Mas, voltando a inquietação que sinto... Ao refletir sobre ela, tentando entender se havia algum medo ou receio da morte por trás dela, percebi que ao contrário, havia sim muita vida!  Um desejo incontido de me descobrir cada vez mais, de viver cada vez mais, de não esperar tanto para abraçar e beijar os que amo, de não me alongar tanto para dar minha companhia para quem precisa, de não perder tanto tempo com o passado e viver o presente intensamente, de não dar valor a registros destrutivos e lembranças aflitivas. Para que chorar se podemos rir, se podemos brincar com os problemas e torná-los nossos amigos e conselheiros? Eu disse que não ia falar do capitalismo, mas, nessas reflexões de aniversário consegui também analisar o papel das memórias em nossa formação e o quanto elas nos sabotam. Vejamos o nosso cérebro como um computador. O que recebemos nesse computador durante a vida? Sistemas maravilhosos que funcionam perfeitamente nos ajudando a fazer muitas coisas, mas, também fomos inoculados com muitos vírus que prejudicam nossa força, nosso potencial e nossa capacidade de viver a partir do que somos verdadeiramente. Nem todas as "lições" que aprendemos na vida nos fizeram bem ou foram funcionais para nós. Assim, nada melhor do que os aniversários para que possamos refletir, pensar e analisar o passado, purificando essas memórias para que elas  não controlem e nem prejudiquem nosso presente e nosso futuro. Ou seja, temos que passar um antivírus todo aniversário, para limpar nossa mente de sujeiras que poderiam nos dominar e sabotar nosso discernimento e nossa capacidade de nos conduzir para a felicidade. Assim, entendi de uma vez o que era essa inquietação que me absorvia em todo aniversário. É para isso que servem os aniversários... Para limparmos os vírus da dependência dos sistemas que nos convenceram a acreditar, deletar os registros que nos tornam infelizes e incapazes de assumir nosso eu autêntico. E o que isso tem a ver com o capitalismo? Tenho batido sempre nessa mesma tecla, não? E vocês acham que é implicância minha? Pensem então... E façam de seus aniversários uma festa! Reflitam e meditem sobre isso, mas, também vivam e amem muito! Nada é tão importante quanto o amor vivido e compartilhado! É ele que faz o mundo melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário